O CURSO

Este é o Curso de Formação em Marketing Digital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a TEKOA.

CARGA-HORÁRIA

O curso será ofertado na modalidade de Educação a Distância – EAD e será composto por 04 módulos e a carga horária será de 120 horas. Este é o tempo considerado ideal para a ler o material, assistir as vídeo-aulas e realizar as atividades de cada tema proposto. O prazo de realização do curso será de 03 meses.

ESTRUTURAÇÃO DO CURSO

O curso será ofertado na modalidade de ensino a distância por meio de plataforma virtual durante 03 meses, e dentro da proposta pedagógica o aluno é responsável por gerir o seu processo de aprendizagem, determinando o seu ritmo de estudos e exercendo a sua autonomia.

Na primeira semana, todos os alunos serão devidamente capacitados para a adequada utilização de todas as ferramentas online adotadas na realização do curso, e se familiarizarão com a modalidade através do guia do estudante.

Durante as próximas semanas de desenvolvimento do curso, propõe-se que os participantes compreendam as dimensões técnicas e pedagógicas do curso e compreendam cada uma das etapas do conteúdo programático a ser ministrado.

Todo este desenvolvimento do curso será realizado com o apoio dos seguintes recursos educacionais.

VIDEOAULA 

A videoaula é uma aula gravada, que se utiliza dos recursos da linguagem audiovisual (encenações, imagens ilustrativas, gravação de exemplos, gerador de caracteres, entrevistas, gráficos, animações, entre outros) disponibilizada a todos os cursistas, com o objetivo de transmitir o conteúdo do curso, tornando-se, assim, um importante recurso didático que auxilia o estudo e a atuação dos alunos.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

Desenvolvido na plataforma Moodle, o AVA disponibiliza uma grande variedade de recursos pedagógicos que visam criar um ambiente colaborativo. A sua programação permite que cada usuário possa acessar de maneira independente o ambiente e os conteúdos, incluindo textos, links, vídeos e imagens, de acordo com a forma de comunicação estabelecida. Na SEAD desenvolvemos os cursos em AVA responsivo, adaptando-se, dessa forma, a cada dispositivo.

A plataforma é elaborada de forma customizada, com o foco na experiência e interação do usuário. O AVA oferece diversos recursos para o desenvolvimento dos conteúdos, sendo as mais usuais: biblioteca virtual, fóruns (de conteúdo e de dúvidas), atividades virtuais, jogos virtuais, videoaulas, murais, sistema de avaliação, além de todos material didático pedagógico do curso.

GUIA DO ESTUDANTE E E-BOOK

O Guia do Estudante conterá noções de Educação a Distância (EAD). Além disso, nele também será descrito o funcionamento do curso bem como o detalhamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com vistas à descrição dos principais itens utilizados pelos cursistas no decorrer do curso.

Todas as informações pertinentes ao curso serão descritas neste Guia, especificando o conteúdo a ser estudado e a forma em que se dará o seu desenvolvimento pedagógico das lições abordadas no curso.

O E-book disponibilizado no ambiente virtual conterá todos os conteúdos propostos e organizados para este curso, conforme ementa. O Guia de Estudante e o E-book serão disponibilizados no AVA para todos os alunos.

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação será decorrente das atividades de aprendizagem realizadas ao longo do curso. Para ser concluinte, o participante deverá atingir a pontuação mínima de 60% de acertos em cada um dos questionários propostos, e no Questionário de Avaliação Final.

CORPO TÉCNICO RESPONSÁVEL PELO PROJETO

A coordenação técnica do projeto ficará a cargo dos professores Júlio Monteiro Teixeira e Israel Braglia.

 


MKTdigitalUFSC